sex., 27 de set. | Take 04 Tv e Cinema

Workshop de Cinema e TV com Sergio Penna

Investigações práticas e reflexões teóricas sobre o ofício do ator, com foco na verdade em cena, naturalismo, intensidade, verticalidade, desafiando limites com delicadeza e autocontrole, através de movimento, música, poesia e interpretação.
A inscrição está fechada
Workshop de Cinema e TV com Sergio Penna

Horário e local

27 de set. de 2019 18:00 – 29 de set. de 2019 22:00
Take 04 Tv e Cinema, Rua Indianópolis, 109 - Três Figueiras, Porto Alegre - RS, Brasil

Sobre o evento

Workshop de interpretação para Cinema com Sergio Penna em Porto Alegre. MÓDULO 1 dias 27, 28 e 28 de Setembro de 2019.

Sergio Penna é preparador de atores para cinema e TV. Preparou o elenco de diversas séries, filmes e novelas, tais como:

Verdades Secretas, Dupla Identidade, Amor a Vida, O Canto da Sereia, A Força do Querer, Gabriela, Bicho de Sete Cabeças, Heleno, Carandiru, Bruna Surfistinha, Faroeste Caboclo, Simonal o filme, Gonzaga de Pai pra Filho, As Melhores Coisas do Mundo, Broder, Eduardo e Mônica, dentre outros.

Faz a preparação individual de Rodrigo Santoro (18 anos de parceria), Grazi Massafera, Marcelo Serrado, Isis Valverde, Deborah Secco, Bruno Gagliasso, Lucy Alves.

Assista alguns fragmentos dos últimos Workshops no exercício Cinema Instantâneo:

https://vimeo.com/250703259

PORTO ALEGRE MÓD. 1-> Dias: 27, 28 e 29 DE SETEMBRO DE 2019

Horários:(Sex) 18h às 23h (Sáb) 10h às 19h e (Dom) 10h às 00h

Carga horária: 28h

Local: Take 04 - Rua Indianópolis, 109 - Três Figueiras, Porto Alegre - RS.

Investigações práticas e reflexões teóricas sobre o ofício do ator, com foco na verdade em cena, naturalismo, intensidade, verticalidade, desafiando limites com delicadeza e autocontrole, através de movimento, música, poesia e interpretação.

O trabalho evoca o ímpeto da dança e da música, a profundidade e síntese da poesia haikai, a potência da respiração e memória corporal, suscitando estados de emoção, na tessitura de rituais não lógicos e não verbais, permitindo o ator entregar-se ao fluxo do instante.

O conteúdo também aborda a análise detalhada da interpretação de atores com quem trabalhou e making of de arquivo pessoal de séries, filmes e novelas, incluindo depoimentos de atores e diretores, tais como Caio Blat, Cassia Kis, Deborah Secco, Juliana Paes, Gabriel Leone, Alice Braga, Bruno Gagliasso, Laís Bodanzky e Jeferson De. O território sensorial aliado a teoria, possibilitam os atores experenciarem na prática o processo de preparação, ampliando seu repertório de investigação da personagem.

Três conceitos norteiam este processo: o ator antropólogo, que inicialmente se esvazia, observa sua personagem sem julgamentos e preconceitos, e aos poucos preenche-se de sentimentos e pensamentos; o ator autor, na busca de referências reais se apropria da história ao vivenciá-la, recriando a realidade da dramaturgia com sua interpretação; o ator solitário, incentivado a encontrar seu próprio ritual no estudo da personagem antes da cena.

Exercício final em locação, filmado sob o conceito de Cinema Instantâneo © (projeto original criado com o Grupo Galpão), onde os participantes experimentam durante várias horas, possibilidades dramáticas a partir de fragmentos individuais que se desdobram na relação com o outro, possibilitando a composição de uma dramaturgia do momento. Esta é uma das marcas conceituais do processo, que une a composição instantânea dos atores a uma câmera que registra este sutil jogo de relações que é estabelecido.

Confira vários vídeos sobre o processo na TV Penna.

Compartilhe este evento